

QUEM SOMOS
A VERDE SER é uma organização não governamental (ONG) que atua na promoção de iniciativas para desenvolver ações socioambientais de preservação e conservação do meio ambiente, de resgate e valorização das culturas tradicionais locais, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida e desenvolvimento humano, através das atividades de educação profissional, cultural, social, ambiental e de pesquisa e desenvolvimento sustentável.
HISTÓRICO
A organização atua no Município de Silva Jardim/RJ, apoiando projetos que são desenvolvidos pela Reserva Botânica das Águas Claras, que há mais de 30 (trinta) anos investe na preservação da floresta nativa local (Mata Atlântica), no desenvolvimento humano, inclusivo e sustentável.
Os projetos da Reserva Botânica das Águas Claras nasceram do sonho do casal Monica Amorim e Gilberto Lafayette de Freitas de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população local, em uma área de 114,5 ha, situada entre os rios Floresta e Águas Claras no município de Silva Jardim/RJ. Gilberto restaurou uma área desmatada de mata atlântica de encosta. Introduziu o cultivo da pupunha na região, em uma ação comunitária e inclusiva, tornando essa atividade uma das mais importantes do Município. Após seu falecimento, sua filha Cecília Freitas assumiu a gestão da Reserva Botânica.
​
Os projetos foram ampliados a partir de 2006. A agroecologia foi sendo implantada e o sistema de cultivo foi sendo transformado. A produção recebeu certificação orgânica pela Abio em 2018 e áreas de sistemas agroflorestais começaram a ser implantados.
Os projetos da Reserva Botânica promovem capacitação profissional para as comunidades locais, gerando emprego e renda para muitas famílias. Pode-se destacar o projeto Projeto Mulheres da Reserva Botânica que alia design sustentável e valorização rural.
A cultura ancestral passa a ser valorizada e resgatada, desde o hábito de plantar e criar o próprio alimento, como a restauração do antigo engenho de farinha. A atividade de turismo, em experimentação, vem para transformar essa cultura em renda local.
A ONG, vem desde 2024 apoiando os projetos desenvolvidos pela Reserva Botânica, com o objetivo de ampliar e replicar essas atividades que mudaram a percepção da comunidade, alavancaram a geração de renda e a qualidade de vida, e fortaleceram o sentido de pertencimento dessa população local. Todas essas iniciativas estão alinhadas com os objetivos sociais da Verde Ser.